sábado, 9 de abril de 2011

Oficina de escrita com textos próprios e alheios


O meu corpo tremeu.
A brisa de átomos sobre a cara.
“Foi pela esquerda abaixo” – Pensei eu
“É a que me faltara”.

Seguia-a incessantemente
A brisa de átomos sobre a cara
“E escutam como ressoa” – Tive na minha mente
“É de certeza a que me faltara”.

Seguir, seguir, seguir, segui-a
A brisa de átomos sobre a cara
“Uma combinação brilhante” – Raciocinei
“É sem dúvida a que me faltara”

Um cansaço vem-me à medida que me vou.
A brisa de átomos sobre a cara
“Porque tu vais de mão dada com a aventura” – Na minha cabecinha ecoou
“É, mais do que nunca, a que me faltara”

Gastei-me pelo caminho
A brisa de átomos sobre a cara
“LEVA-ME !” – Ordenei de mansinho
“Para que o fizesses, o que me faltara?”



Notas de compreensão do poema:

- No poema, vários elementos se repetem (de propósito):

  - O primeiro verso de cada estrofe relata sempre algo que acontece ao
     sujeito
  - “A brisa de átomos sobre a cara” que aparece sempre no segundo verso
  - Uma fala / pensamento em todas as 3ª e 4ª estrofes
  - “Tive na minha mente”, “Raciocinei-a”, “Na minha cabecinha ecoou”,
     são sinónimos da palavra pensar presente no 1º verso 


André Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário