segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Momento de oralidade, O Pensamento do Mar

1 - Excerto

"Nasci em um tempo em que a maioria dos jovens haviam perdido a crença em Deus, pela mesma razão que os seus maiores a haviam tido - sem saber porquê. E então, porque o espírito humano tende naturalmente para criticar porque sente, e não porque pensa, a maioria desses jovens escolheu a Humanidade para sucedâneo de Deus. Pertenço, porém, àquela espécie de homens que estão sempre na margem daquilo a que pertencem, nem vêem só a multidão de que são, senão também os grandes espaços que há ao lado. Por isso nem abandonei Deus tão amplamente como eles, nem aceitei nunca a Humanidade. Considerei que Deus, sendo improvável, poderia ser, podendo pois dever ser adorado; mas que a Humanidade sendo uma mera ideia biológica, e não significando mais que a espécie animal humana, não era mais digna de adoração do que qualquer outra espécie animal. Este culto da Humanidade, com seus ritos de Liberdade e Igualdade, pareceu-me sempre uma revivescência dos cultos antigos, em que animais eram como deuses, ou os deuses tinham cabeças de animais.
Assim, não sabendo crer em Deus, e não podendo crer numa soma de animais, fiquei, como outros da orla das gentes, naquela distância de tudo a que comummente se chama a Decadência. A Decadência é a perda total da inconsciência; porque a inconsciência é o fundamento da vida. O coração, se pudesse pensar, pararia."

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego, vol. I, Assírio & Alvim

2 - Dissertação - Festival Islâmico de Mértola

A vila

Mértola é uma vila alentejana, situada no concelho de Mértola, distrito de Beja. Rodeada pelo rio Guadiana, a vila de Mértola foi uma vila muito cobiçada no passado por ser um pólo favorável às rotas comerciais, estabelecendo, através do rio, uma ligação com o Mediterrâneo. Situada numa elevação, também esta característica lhe convém uma condição de defesa natural.

O Festival

O Festival Islâmico de Mértola celebra a forte influência islâmica da vila. É um festival bienal e a próxima edição será em 2011. Durante os 4 dias em que se realiza - normalmente em Maio -, o souk (mercado árabe) é montado nas ruelas da vila, coberta de panos e motivos islâmicos. Há também um cartaz cultural repleto de actividades, entre as quais se destacam: exposições, colóquios, concertos, dança exótica junto ao rio, concursos, workshops de culinária marroquina, artesanato, visitas guiadas ao centro histórico, animação de rua, percursos de barco, atelier de caligrafia árabe, teatro de rua, entre outras.


3 - Improvisação - O pensamento do mar

Creio que não podemos falar do pensamento do mar, se nem temos noção exacta do que se trata, da tua extensão, composição... Podemos sim falar do que o próprio mar já nos deu que pensar. E disso, temos provas. Luís de Camões, Fernando Pessoa, e tantos outros escritores. E nós, os observadores e pensadores. O mar já nos mostrou tantas facetas: a lúdica, a trágica, a enigmática, a imprevisível, a estética, a prática... Só deixamos de nos questionar sobre algo, quando conhecemos na totalidade. E isso, nunca vai acontecer com o mar.
 
Margarida Soares, 10º F

Nenhum comentário:

Postar um comentário